top of page
  • laedpucrio

Resenha da obra "De como 'O sertão virou mar' ou De como 'O Ceará superou o analfabetismo escolar'”, de Maria Océlia Mota




Recentemente, o livro "De como 'O sertão virou mar' ou De como 'O Ceará superou o analfabetismo escolar'”, da Profa. Dra. Maria Océlia Mota, integrante do LAEd, foi objeto de uma resenha do Prof. Dr. Diego Mota (Colégio Pedro II).


O livro, publicado pela Editora Appris, é produto da Tese defendida em 2018 por Maria Océlia, sob orientação da Profa. Dra. Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio). Nele, a pesquisadora traz a análise e os resultados do estudo da implementação do Prêmio Escola Dez (Pendez) em quatro pares de escolas localizadas na região do Cariri, estado do Ceará. A obra procura compreender como acontece a implementação da política a partir da percepção e atuação dos agentes implementadores, além de ressaltar a cultura de avaliação que se criou através desse programa. O lançamento do livro aconteceu dia 15 de dezembro de 2022 na PUC-Rio e você adquiri-lo pela Amazon.


Na resenha, publicada na Revista de Educação da Unina, Diego Mota (2024) escreve que "o livro expressa uma narrativa clara para aqueles que desejam compreender a cronologia da política educacional, e é ilustrado pela polifonia de vozes dos agentes de diversas burocracias educacionais, o que torna sua leitura fluida e envolvente". Leia a resenha aqui neste link.


Boa leitura!


 

Referência da resenha:

MOTA, D. De como “o sertão virou mar” ou De como “o Ceará superou o analfabetismo escolar”. Revista de Educação da Unina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. DOI: 10.51399/reunina.v4i1.180. Disponível em: https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/180. Acesso em: 9 mar. 2024.

 

Texto e publicação de Maria Eduarda Cunha


4 visualizações0 comentário
bottom of page