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Teses e Dissertações 

BONAMINO, Alicia M. C. O Pensamento Pedagógico-Político de Dermeval Saviani - até que ponto Gramsci? Orientador: Leandro Konder. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC/Rio, Rio de Janeiro.

 

BONAMINO, Alicia M. C. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes e arranjos institucionais e instrumentais. Orientador: Creso Franco. 2000. 120 f. Tese (Doutorado em Educação) - PUC/Rio, Rio de Janeiro.

CARVALHO, J. M. A. Educação em disputa: uma análise sobre os conflitos decorrentes da Reforma do Ensino Médio no Brasil sob o prisma do modelo de coalizões de defesa. 2019. 149 p. – Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.

CARVALHO, J. M. A. Uma política, várias camadas: os desafios da implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino; coorientadora: Gabriela Spanghero Lotta. 2023, 247 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.

COCK, Juliana Cristina Araujo do Nascimento. Estudo de revisão do arranjo institucional de implementação de políticas: o caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). 2018, 195 fls. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.

COCK, Juliana Cristina Araujo do Nascimento. Quem conduz e para onde vai o Pibid? : arranjos de implementação e modelos formativos de professores: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. 2022, 332 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.

COSTA, Paula Araújo da. Arranjos Institucionais de Implementação: analisando o Consórcio CEDERJ. Orientadora: Naira da Costa Muylaert Lima Coorientadora: Prof. ª Alicia Maria Catalano de Bonamino fevereiro de 2021.

LEAL, Marina y Gonzales. Mobilização de capacidades estatais: a atuação da Undime e dos municípios na implementação da BNCC. Orientadora: Naira da Costa Muylaert Lima. Rio de Janeiro, 2023. 138f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio. 

MOTA, Maria Ocelia. Entre a meritocracia e a equidade: O Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação de agentes implementadores. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. Rio de Janeiro. 2018. 297 fls. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio. 

MURI, Andriele Ferreira. Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos Resultados do PISA. Orientadora: Bonamino, Alicia Maria Catalano de. Rio de Janeiro, 2017. 238p. Tese de Doutorado - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

NASCIMENTO, Aldenira Mota do. Relações e estilos burocráticos na política pública de midiaeducação no município do Rio de Janeiro entre 1993 e 2016. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. Rio de Janeiro, 2021. 216p. Tese de Doutorado – Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

NIEROTKA, Rosileia Lucia. Políticas de acesso e ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Joviles Vitório Trevisol. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Chapecó, SC, 2015. 179 f.

NIEROTKA, Rosileia Lucia. Desigualdade de oportunidades no ensino superior: um estudo de caso sobre acesso e conclusão na UFFS. Orientadora: Alicia Maria C. de Bonamino. Coorientadora: Felícia Picanço. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021, 293p.

 

OLIVEIRA, S. L. Alda de. O nó da rede: percepções dos agentes formuladores e implementadores sobre a política de correção de fluxo da/na alfabetização. Dissertação de Mestrado. Orientador: Prof.ª Naira da Costa Muylaert Lima. Coorientadora: Prof.ª Alicia Maria Catalano de Bonamino. Rio de Janeiro, fevereiro de 2021. 

PASSOS, Juliana Ribeiro Lima. Famílias e escola: um estudo de caso sobre educação pública bilíngue intercultural de nível médio. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. Dissertação de Mestrado - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

 

RAMOS, Maria Elizabete Neves. Influência das redes religiosas no acesso e permanência em escolas públicas com bons resultados escolares. Orientadora: Cynthia Paes de Carvalho. 2014, 129fls. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.

RAMOS, Maria Elizabete Neves. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Rio de Janeiro: implementação e (re)formulação da política. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. 2020, 202 fls. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.

SEQUEIRA, Deisilucy de Aragão Fernandes. Implementação do Currículo de História e a Discricionariedade dos Agentes Implementadores em Escolas Públicas Cariocas. Orientadora: Ana Cristina Prado de Oliveira. Dissertação (Mestrado) - UFRJ, Programa de Pós-Graduação em educação, Rio de Janeiro, 2022. 

SOUZA, Willer Regis Moravia de. O público que não é do Estado: a incidência das entidades sem fins lucrativos na educação pública do município do Rio de Janeiro. Orientadora: Naira da Costa Muylaert Lima. 2023,154 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-Rio.  

TOMAZ, Adriana da Silva Lisboa. Ocupação de três escolas estaduais no Rio de Janeiro: ação coletiva; reivindicações e conquistas. Orientadora: Alicia Maria Catalano de Bonamino. Rio de Janeiro, 2019. 190p. Tese de Doutorado - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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