Observatório da Educação

O Projeto As Inconsistências na Aprendizagem de Leitura e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental submetido para financiamento através do Observatório da Educação está baseado em proposta de colaboração do Laboratório de Avaliação da Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio (LAEd/PUC-Rio), do Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita CEALE e do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da Faculdade de Educação da UFMG, e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF. A relação entre estes quatro núcleos de pesquisa se configura como uma rede de pesquisa e se insere num histórico de colaboração já consolidada, que começou a ser desenvolvida em 2004, quando iniciamos o desenho do Projeto GERES – Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005.

 

A pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005), realizada em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008, fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura e matemática durante os primeiros anos do ensino fundamental. Por essas inconsistências, os alunos deixam de adquirir as habilidades esperadas ou deixam de adquirir estas habilidades no ritmo apropriado. As consequências desses padrões irregulares de aprendizagem são graves para o desenvolvimento futuro das habilidades dos alunos e há sinais que os prejuízos sofridos podem se tornar permanentes.

 

O conjunto de linhas de pesquisa que compõem este projeto pretende investigar as causas e consequências dessas inconsistências com o propósito de contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação nos anos iniciais e propor medidas que possam contribuir para a melhoria nos resultados de aprendizagem.

Período: 2011 – 2015

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3)

Integrantes:
Alicia Maria Catalano de Bonamino – Coordenadora
Tufi Machado Soares – Integrante
Nigel Brooke – Integrante
Edson Diniz Nóbrega Júnior – Integrante
Gladys Rocha – Integrante
Lúcia Helena Gazóllis de Oliveira – Integrante
Luiz Carlos de Souza – Integrante
Nathalia Gomes – Integrante
Cintia da Costa – Integrante
Erisson Viana Correa  – Integrante.