top of page
2-2_128880967733969600.jpg

A pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005), realizada em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008, fornece evidências claras de inconsistências nos processos de aprendizagem em leitura e matemática durante os primeiros anos do ensino fundamental. Por essas inconsistências, os alunos deixam de adquirir as habilidades esperadas ou deixam de adquirir estas habilidades no ritmo apropriado. As consequências desses padrões irregulares de aprendizagem são graves para o desenvolvimento futuro das habilidades dos alunos e há sinais que os prejuízos sofridos podem se tornar permanentes.

A dificuldade das escolas em promoverem um avanço sustentável nos resultados do SAEB para a 4ª série é uma indicação de problemas aparentemente estruturais na fase inicial de escolarização.  De 1999 a 2005, o desempenho médio em Português e Matemática ficou estabilizado em níveis até inferiores às proficiências alcançadas na primeira parte da década. Esses resultados indicavam um atraso na aquisição e consolidação dos elementos básicos da alfabetização e dos primeiros conhecimentos matemáticos. Também sinalizava uma aparente incapacidade do sistema de fazer o diagnóstico e instituir as correções necessárias.

A ausência de um diagnóstico sobre o momento e natureza das dificuldades encontradas por professores e alunos na superação dos atrasos na aprendizagem das habilidades básicas se deve, em parte, à ausência de testes nos anos anteriores ao quinto ano. Também se deve a ausência de medidas longitudinais capazes de identificar a evolução da aprendizagem a partir do primeiro ano.

Foi esta a motivação original da pesquisa GERES em conduzir o monitoramento da aprendizagem de um painel de alunos ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental. Mediante o acompanhamento do ritmo e sequência da aprendizagem, a pesquisa GERES visou identificar as características escolares que maximizavam a aprendizagem dos alunos e que minimizavam o impacto da origem social sobre o aprendizado. Dessa forma, a pesquisa apostava na capacidade diagnóstico da metodologia longitudinal mas não compartilhava do pressuposto que as dificuldades de aprendizagem eram sistêmicas no sentido de serem comuns a todas as escolas. Pelo contrario, acreditava encontrar escolas que ministravam um ensino de qualidade e que se diferenciavam das outras na capacidade de superar os atrasos. Nesse sentido a pesquisa afirmava que as escolas eram diferentes entre si, e que era necessário identificar as características que permitiam que algumas delas atingissem resultados superiores.

 

Com estes pressupostos, o GERES se alinhava com a tradição de pesquisa em eficácia escolar que estabelece que a escola é capaz de influenciar a trajetória do aluno, independente das origens sociais, mas que algumas escolas são mais eficazes que outras na execução dessa tarefa. Com este enfoque, a pesquisa pretendia conhecer tanto os problemas dos anos iniciais quanto as soluções já encontradas por algumas escolas na superação dessas dificuldades.

RESUMO DA PESQUISA

GERES – Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005

 [Objetivos da pesquisa] O objetivo central é o de investigar quais práticas educativas e quais condições escolares contribuem para a promoção de eficácia escolar (isto é, aumento do aprendizado médio dos alunos) e de equidade intraescolar (isto é, diminuição do impacto da origem social do aluno em seu aprendizado na escola). Objetivos subsidiários incluem: desenvolvimento e validação de instrumentos adequados para surveys educacionais nas séries iniciais do Ensino Fundamental; identificação de características escolares que aumentam a probabilidade de desfechos educativos socialmente valorizados, tais como a promoção de séries ou ciclos aos longo dos anos, a minimização do absenteísmo, o aumento da motivação e da autoestima.


[Desenho da Pesquisa] Desenho longitudinal de painel, no qual a mesma amostra de escolas e de alunos será observada ao longo de quatro anos.


[População e Amostra] A população de escolas é formada pelo conjunto de escolas que oferecem as séries/anos iniciais do Ensino Fundamental em cinco importantes cidades brasileiras, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de janeiro (RJ), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Capinas (SP). A população de alunos corresponde aos alunos matriculados nessas escolas cursando a 2º ano/série do Ensino Fundamental (independentemente da idade), no final do mês de Março de 2005. e a população de alunos corresponde aos alunos matriculados na 1 a série/ano do Ensino Fundamental nas escolas da população de escolas no final do mês de Março de 2005. Nas cidades incluídas no estudo foi selecionada amostra probabilística de escolas; os estudantes que estiverem frequentando a 1a série/ano do Ensino Fundamental nestas escolas, em março de 2005, formam a amostra de estudantes.


[Instrumentos Cognitivos] Foram desenvolvidos e utilizados testes de Leitura e de Matemática, focalizando habilidades básicas tipicamente demandadas pela escola a alunos das séries iniciais. A Teoria de Resposta ao Item Paramétrica foi utilizada com o propósito de equalização das escalas para os diferentes níveis de escolarização (séries ou seus equivalentes), de modo que seja possível obter uma curva de crescimento da proficiência ao longo do tempo para cada aluno observado.


[Instrumentos Contextuais] A pesquisa fez uso de medidas sobre os alunos e suas famílias, sobre as salas de aula e sobre as escolas. Além da coleta e sistematização dos dados e informações relevantes já disponíveis na escola, a pesquisa desenvolveu e fez uso de questionários para os pais dos alunos, para os alunos, para os professores e para o diretor. Após a segunda onda de observação, estudo qualitativo exploratório foi realizado em algumas poucas escolas para as quais haja evidência de alto valor agregado, objetivando levantar hipóteses adicionais sobre fatores promotores da qualidade escolar. As hipóteses levantadas no estudo qualitativo exploratório subsidiaram o refinamento dos questionários de coleta de dados para as ondas subsequentes. Os questionários dos alunos foram utilizados também para a mensuração de características dos alunos, tais como a autoestima e a motivação.


[Abordagem Analítica] A abordagem analítica é baseada nos modelos multiníveis. A investigação sobre eficácia e equidade escolar, que tem como variável dependente a proficiência dos alunos, estará baseada em modelos de regressão lineares multiníveis. No contexto de modelagem de curvas de crescimento (growth curve modeling), cada aluno teve sua própria curva de crescimento e foi investigado como características da sala de aula e da escola afetavam as curvas de crescimento médias dos alunos e de grupos de alunos com diversas características sociodemográficas. Para os objetivos adicionais definidos anteriormente – características escolares que minimizam a probabilidade de promoção, que minimizam o absenteísmo, ou que maximizam a probabilidade de desfechos socialmente desejáveis, como o aumento da autoestima e da motivação – modelos lineares mostram-se inadequados, já que a variável dependente possui distribuição não-normal e não-normalizável. Nestes casos, a abordagem foi baseada em modelos multiníveis não lineares (modelos hierárquicos logísticos para o caso de variável dependente dicotômica e modelos hierárquicos multinomiais para os casos de contagem ou de variáveis dependentes ordinais). Como o tipo de teoria de medida mais adequada à construção de escalas a partir de questionários contextuais é um tema ainda em aberto, a pesquisa comparou diferentes abordagens teóricas para a construção de escalas: TRI não paramétrica, TRI paramétrica e análise fatorial confirmatória, esta no âmbito de modelagem por equações estruturais. [Informações adicionais] O projeto foi financiado pelo Pronex e pela Fundação Ford e contou com a associação entre cinco centros universitários com tradição em avaliação da educação: o Laboratório de Avaliação da Educação da PUC-Rio, o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da UFMG, o LOED, da UNICAMP, o IPES e a Linha de Pesquisa de Avaliação da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e o Centro de Avaliação da Educação da UFJF.

QUER SABER MAIS SOBRE O GERES?

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD DO LIVRO

GERES 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre a eficácia escolar

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD DO BANCO DE DADOS

Banco de dados, Notas Técnicas e Informações complementares

bottom of page