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42ª Reunião Nacional da ANPEd & WERA Focal Meeting 2025

  • laedpucrio
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura
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Entre os dias 26 e 30 de outubro de 2025, o Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio) participou ativamente da 42ª Reunião Nacional da ANPEd & WERA Focal Meeting 2025, realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.Esta edição marca um momento histórico: pela primeira vez, a tradicional Reunião Nacional da ANPEd ocorre em conjunto com um evento internacional promovido pela World Education Research Association (WERA), ampliando a projeção internacional da pesquisa educacional brasileira e fortalecendo redes de intercâmbio acadêmico.


Com o tema “Neoconservadorismo no mundo e a educação frente às violências sociopolítico-ambientais”, o encontro reuniu pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes do Brasil e do exterior para debater o avanço do neoconservadorismo em diferentes contextos, seus impactos na educação e as formas de resistência e reorganização dos sistemas educacionais.

O LAEd participou majoritariamente no GT14 – Sociologia da Educação, reafirmando sua contribuição para a análise crítica das desigualdades, das políticas educacionais e das relações entre Estado, escola e sociedade.

Segue abaixo um resumo das apresentações de trabalho do LAEd:

27 de outubro — Mesa: Relação família-escola e construção de percursos educativos

Coordenação: Wivian Weller (UnB)


  • A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA – COLÉGIO PEDRO II

Autoras: Nívia Xavier Correia Nóbrega (LAEd/PUC-Rio) e Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)


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  • EXPECTATIVAS DOS CONCLUINTES DE 2024 DO COLÉGIO PEDRO II: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS AO QUESTIONÁRIO

Autoras: Karina Carrasqueira (Universidade São Francisco) e Maria Elizabete Neves Ramos (LAEd/PUC-Rio)


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27 de outubro — Mesa: A militarização da educação e o avanço do neoconservadorismo

Coordenação: Débora Mazza (UNICAMP)


  • ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM) E A TEIA INSTITUCIONAL AUTOFOMENTADA

Autor: Johnny Chaves de Oliveira (LAEd/PUC-Rio)


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28 de outubro — Mesa: Trajetórias educacionais, desigualdades e políticas públicas

Coordenação: Ricardo Boklis Golbspan (UFRGS)


  • REFORMAS E INICIATAS DE MELHORIA ESCOLAR: A LIDERANÇA PEDAGÓGICA EM DIFERENTES SISTEMAS EDUCACIONAIS NO ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Autores: Hiago César Franklin (LaPOp/UFRJ), Deisilucy de Aragão Fernandes (LAEd/PUC-Rio) e Adriana Norbert Gomes de Araujo (LaPOp/UFRJ)


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  • MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ESTATAIS: A ATUAÇÃO DA UNDIME E DOIS MUNICÍPIOS FLUMINENSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

Autora: Marina Y Gonzales Leal (LAEd/PUC-Rio)


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29 de outubro — Mesa: Ensino Médio entre políticas recentes e o desafio do acesso e permanência

Coordenação: Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)


  • NA PONTA DA POLÍTICA: PROFESSORES COMO BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA E OS EFEITOS DO PIBID NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autoras: Maria Eduarda da Cunha Silva (LAEd/PUC-Rio) e Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)


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30 de outubro — Mesa: Medidas educacionais e políticas de avaliação

Coordenação: Wivian Weller (UnB)


  • PANORAMA DAS PESQUISAS NACIONAIS E LATINO-AMERICANAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E O TEMPO ESCOLAR AMPLIADO FRENTE À DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Autoras: Deisilucy de Aragão Fernandes (LAEd/PUC-Rio) e Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio)


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Além das apresentações de trabalho, também houve um Painel Temático, protagonizado pelo integrante do LAEd e doutorando Johnny Chaves de Oliveira. O painel “Neoconservadorismo e Expansão da Militarização das Escolas Públicas no Brasil” foi uma atividade inédita da ANPEd. Na ocasião, o pesquisador apresentou resultados preliminares de sua tese, com foco nas representações sociais sobre duas escolas cívico-militares municipalizadas no Rio de Janeiro após a revogação do Pecim. O estudo baseia-se em 28 entrevistas com professores, militares, estudantes e familiares.


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O debate destacou a necessidade de construir uma base de dados sólida sobre os diferentes arranjos de implementação de modelos militarizados; o desenvolvimento de uma tipologia dos formatos de escolas com viés militar; e agendas de pesquisa articuladas com a Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (RePME).


A participação do LAEd na 42ª Reunião Nacional da ANPEd & WERA Focal Meeting 2025 reforça seu compromisso com a produção de conhecimento crítico, rigoroso e socialmente relevante, especialmente em agendas relacionadas às desigualdades educacionais, políticas públicas, família-escola, educação integral e militarização da educação. Os debates e apresentações evidenciam a força do laboratório na análise sociológica da educação e sua inserção nos principais fóruns nacionais e internacionais da área.

 
 
 

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