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Coordenação

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Alicia Bonamino (Coordenadora)

Formação: Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).

Atuação profissional: É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação/LAEd.

Experiência: Tem experiência de pesquisa e ensino na área de Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas para a educação básica, implementação e avaliação de políticas educacionais, desigualdades educacionais. É membro da  Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE) integrada por pesquisadores de diversas instituições brasileiras de ensino e pesquisa (USP; PUC-SP; UFPR; UNICID; CENPEC; UFRJ; Fundação Carlos Chagas; UNIRIO; UFOP, entre outras). Coordena no Brasil a rede internacional de pesquisa "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares" constituída no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT), com a participação de pesquisadores do Brasil, da França e do Chile, que se propõem a investigar a implementação de políticas educacionais que, em cada um dos três países, se voltam ao enfrentamento da desigualdade e da discriminação social em contextos educacionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8170349662210452

20190927 Seminario reippe - carlacunhafo

Naira Muylaert (Vice coordenadora)

Formação: Possui doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2016). Durante o doutoramento, realizou estágio na L'Université de Génève com o professor Marcel Crahay.

Atuação profissional: É professora assistente do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É membro da Rede de Estudos em Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE) e integrante da rede internacional de pesquisa "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares" constituída no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT).

Interesse de pesquisa: Tem experiência de pesquisa na área de Política Educacional e Desigualdades Educacionais

Temas de investigação: Políticas públicas em educação; Implementação de políticas públicas; Ações afirmativas; Justiça na educação; Desigualdades educacionais; Metodologias quantitativas de pesquisa; Metodologias mistas de pesquisa.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1202050697108469

Integrantes

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Adriana Tomaz

Formação: Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá Linha de Representações Sociais (2010). Possui Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Clínica pelo Centro Psicopedagógico do Rio de Janeiro (Ceperj). Pós-graduada em Ciência das Religiões pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (SC).

Atuação profissional: Desde 2012, é pesquisadora no grupo de pesquisa do Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd). Atua na Educação Básica, sendo há 30 anos na rede privada como docente do primeiro segmento do ensino fundamental e há dez anos na rede de ensino estadual(Inspeção Escolar). Atualmente  está como Professora formadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Temas de investigação: Avaliação da aprendizagem; Juventude; Novíssimos Movimentos Sociais (Ocupação das Escolas); Políticas Públicas Educacionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1420512361142420

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Deisilucy Sequeira

Formação: Doutoranda em Ciências Humanas (Educação) pela PUC- Rio e Mestra em Políticas, História e Cultura em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em História pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) e em Direito pela UNESA/RJ. É especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atuação profissional: Atuou profissionalmente na Educação Básica por mais de 20 anos, como professora do ensino fundamental I e II e ensino médio lecionando disciplinas de História. Atualmente, atua como assessora pedagógica no Projeto Seja + (Pré-vestibular comunitário da PUC-Rio) – trabalho social, e como coordenadora pedagógica do Projeto Dom Hélder Câmara (Vice-reitoria Comunitária da PUC-Rio). É integrante do grupo de pesquisa POGEFE e NEEPHI da UNIRIO e do LAEd da PUC-Rio.

Interesse de pesquisa: Estuda a implementação da BNCC na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, gestão escolar e desigualdades sociais e educacionais em várias redes de ensino.

Temas de investigação: Políticas públicas em educação; implementação de políticas públicas; gestão em educação; História; avaliação educacional; desigualdades educacionais e Sociologia da Educação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0305204505680497

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Edson Diniz

Formação: Graduado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2017).

Atuação profissional: Atuou na educação básica como professor de história por 20 anos. Fundou e dirigiu por 15 anos a Instituição Redes da Maré (Favela da Maré-RJ). Atualmente Participa do Grupo de Estudos sobre Currículo e Ensino de História (GECCEH/UFRJ). Integra o grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd-PUC). É integrante da rede internacional de pesquisa "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares" constituída no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT).

Interesse de pesquisa: Estuda o papel e a função das escolas públicas nas favelas cariocas, em especial na dimensão das relações entre escolas e famílias.

Tema de investigação: Avaliação e implementação de políticas educacionais; educação e favela; relações escola-família; Desigualdades na educação e Sociologia da Educação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2175696535316265

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Eline de Oliveira

Formação: É formada em Pedagogia (2010) e Direito (2011); especialista em Orientação Pedagógica (2012); especialista em  Direito pela Emerj (2015); Mestre em Educação (2019) e Doutoranda em Ciências Humanas - Educação (inicio em 2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Atuação profissional: Atua como Diretora em uma Unidade Escolar de Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. 

Interesse de pesquisa: Estuda o acesso à Educação Infantil, especialmente no segmento creche e as políticas públicas que viabilizam sua expansão. Vinculada ao Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd). 

Tema de investigação: Implementação de políticas; burocracia; políticas públicas em Educação Infantil; acesso à educação pública 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2690149730040724

Johnny Chaves de Oliveira

Formação: É Formado em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (EAD) pelo Instituto de Minas Gerais (IPEMIG). Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2018) e Doutorando em Ciências Humanas em Educação pela mesma instituição (2022 – atual). Integra a Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação – RePME.
Atuação profissional: 
Atua no Ensino Superior nas disciplinas de Orientação de TCC 1 e TCC 2 no Curso de Pedagogia (CEDERJ/UENF). Proprietário do Curso “Mentorizar” de preparação para Concursos na Área da Educação.
Interesse de pesquisa: Desenvolve pesquisa de doutorado sobre os Arranjos Institucionais de Implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) no contexto do Rio de Janeiro.

Temas de investigação: Políticas públicas educacionais, com ênfase nos processos de formulação, implementação, arranjos institucionais e governança; Militarização de Escolas; Desigualdades educacionais; Processos sócio-espaciais e territoriais na implementação de políticas e programas educacionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9004046043640567

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José Mauricio Avilla Carvalho

Formação: Bacharel em Administração de Empresas (2016) e Mestre em Administração (2019) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutorando em Ciências Humanas - Educação (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Atuação profissional: 
Atualmente participa de trabalhos de consultoria de pesquisa junto às instituições do terceiro setor.
Interesse de pesquisa: Durante o Mestrado estudou sobre o processo conflituoso de formulação da Reforma do Ensino Médio brasileira (2016-2017). Atualmente, no doutorado, estuda a implementação dessa mesma política, agora mais conhecida como "Novo Ensino Médio".

Temas de investigação: Políticas públicas em educação; Implementação de políticas; Conflitos, crenças e mobilização de atores no campo político; Desigualdades educacionais; Ensino Médio.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6035037707498722

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Juliana C. A. do Nascimento Cock

Formação: É formada Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2008); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2010); Especialização em Educação Básica Ensino de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Formação de Professores – UERJ/FFP (2010); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2018) e Doutora em Ciências Humanas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2019 – 2022).

Atuação Profissional: Professora de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC-RJ (2010 - atual) e da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, RJ (2011 - atual). Foi professora de Geografia do Colégio Pedro II (2009-2010) e da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (2010). Atuou como bolsista supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) entre 2014 e 2020. É integrante do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio), do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Currículo, Conhecimento e Educação Geográfica (GEPECCEG - FE/UFF) e da Rede de Estudos em Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Interesse de pesquisa: Desenvolve pesquisa de doutorado sobre a dimensão sócio-espacial da implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no contexto da Universidade Federal Fluminense. Integrante da pesquisa "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares", constituída no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT) desenvolvida no PPGE/PUC-Rio,  com a participação de pesquisadores do Brasil, da França e do Chile, que se propõem a investigar a implementação de políticas educacionais que, em cada um dos três países, se voltam ao enfrentamento da desigualdade e da discriminação social em contextos educacionais.

Temas de investigação: Políticas públicas educacionais, com ênfase nos processos de formulação, implementação, arranjos institucionais e governança; Processos sócio-espaciais e territoriais na implementação de políticas e programas educacionais; Políticas e programas de formação de professores; Ensino de Geografia; Uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS) na pesquisa educacional (geoprocessamento); Metodologias qualitativas e mistas nas pesquisas educacionais e geográficas.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6431637076809534

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Juliana Ribeiro Lima Passos

Formação: Mestre em Educação pela PUC-Rio (2018), especialista em língua inglesa pela Universidade Veiga de Almeida e bacharel e licenciada em Letras - Português, Inglês e Literaturas - pela ÙC-Rio. Participou dos projetos do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) de 2004 a 2019.

Atuação profissional: Atualmente, faz parte da rede internacional de pesquisa "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares", constituída no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT). Integrou a equipe de redatores do currículo estadual fluminense de ensino médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atua como professora da educação básica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. 

Interesse de pesquisa: Tem experiência como pesquisadora em Educação e Linguística Aplicada, com ênfase nos processos de construção discursiva das identidades sociais e das práticas educacionais, principalmente no tocante às relações entre família e escola e às desigualdades de oportunidades educacionais.

Temas de investigação: Educação e Linguística Aplicada; Relação família-escola; Desigualdades de oportunidades educacionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5985251161904462

Maria Eduarda da Cunha Silva

Formação: É formada em Letras Licenciatura Monolíngue pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestranda em Educação pela mesma instituição.

Atuação profissional: Atualmente, é professora de Literatura nos 3 anos do Ensino Médio da rede particular de ensino e coordenadora do Pré-Vestibular Social Conceição Evaristo (PVSCE/Coletivo Favela Vertical). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2018 e do Programa de Residência Pedagógica entre 2020 e 2021, todos realizados na PUC-Rio. Na mesma instituição, foi monitora de Leitura e Escrita no Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP/RAE) e professora dos Cursos de Férias do Núcleo de Educação e Ação sobre o Menor (NEAM).

Interesse de pesquisa: Estuda a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 

Temas de investigação: Implementação de políticas públicas em educação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1015418033338912

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Maria Elisa Almeida

Formação: Possui Licenciatura Plena em Letras (Português-Literaturas) (2005) e Pedagogia (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ). Durante o curso de Pedagogia, no ano de 2011, realizou intercâmbio, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa por um semestre letivo. É Mestre em Educação pela UFRJ (2016). Atualmente é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Atuação profissional: Professora de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Médio da Educação Básica em escola particular no município do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd).

Interesse de pesquisa: Estuda políticas públicas em educação, com especial interesse para implementação de políticas direcionadas a desigualdades educacionais.

Temas de investigação: Políticas públicas em educação; Implementação de políticas públicas; Ações afirmativas; Justiça na educação; Desigualdades educacionais; Metodologias mistas de pesquisa.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1821258632967273

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Maria Elizabete Neves Ramos

Formação: Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com os títulos de licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia. Possui especialização em Filosofia moderna e contemporânea pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSBRJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição onde também obteve o grau de Mestre em Educação.

Atuação profissional: Trabalha há mais de 25 anos como psicóloga clínica em consultório particular. Já exerceu a função de professora regente na Educação Básica, incluindo o ensino médio, na modalidade normal. Sua experiência no ensino superior corresponde ao período de estágio em docência, como exigência das bolsas do CNPq e CAPES. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd.

Interesse de pesquisa: Políticas públicas em educação, avaliação da Educação Básica, sociologia da educação, desigualdades educacionais, relação ensino-aprendizagem, relação família-escola, religião e implementação de política, tendo publicado artigos e apresentado trabalhos nesta área.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4880884404554446

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Marina Y Gonzales Leal

Formação: Licenciada em Letras pela PUC-Rio e mestre em Educação pela mesma instituição.

Atuação profissional: Atuou como bolsista de Iniciação Científica, durante a graduação, na área da Psicolinguística. Atualmente é coordenadora e professora de Redação em um projeto social na cidade de Cachoeiras de Macacu/RJ. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd.

Interesse de pesquisa: Políticas públicas em educação; Parcerias público-privado na gestão educacional; Desigualdades sociais e Educação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6840374826703295

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Miguel Angelo Castelo Gomes

Formação: Possui mestrado em Filosofia e Ensino pela CEFET-Rio; Especializado em Sociologia pelo Signorelli e em Ensino Religioso Escolar pelo Instituto Claretianos; Licenciado em Filosofia e Teologia pela PUC-Rio; Licenciado em História pela Unicesumar; Licenciado em Pedagogia e Português pelo Instituto Claretianos.

Atuação profissional: Atua desde 2015 como professor de Filosofia e Sociologia na Seeduc-Rio e, desde 2019, como Orientador Educacional também na Seeduc-Rio. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação, o LAEd.

Interesse de pesquisa: Implementação de políticas; burocracia; políticas públicas em Ensino Médio; Novo Ensino Médio.

Temas de investigação: Implementação de políticas públicas em educação.

CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/6669885376815613

Nívia Xavier Correia Nóbrega

Formação: Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo Nepp-DH-UFRJ (Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ), onde integra também o Laboratório de Pesquisas, Estudos e Extensão em Gêneros, Sexualidades, Raça em Educação e em Direitos Humanos (GE-SER)

Atuação profissional: Atualmente é professora de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para concursos públicos. 

Interesse de pesquisa: No âmbito do mestrado em educação pesquisa sobre a lógica de quase-mercado dos cursos preparatórios para concursos de acesso à instituições escolares públicas de excelência.

Temas de investigação: Escolhas das famílias; estratégias familiares para a matrícula dos filhos em escolas de qualidade; surgimento e crescimento de cursos preparatórios para acesso às instituições escolares públicas de excelência; gênero e sexualidade; políticas públicas em direitos humanos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0917436822342379

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Rosileia Lucia Nierotka

Formação: Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), 2006; Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), 2015; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2021. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd), da PUC-Rio.

Atuação profissional: Assistente Social na UFFS, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE). 

Interesse de pesquisa: Desigualdades educacionais e métodos quantitativos.

Temas de investigação: Desigualdades educacionais; políticas de ação afirmativa; ensino superior; políticas de acesso e de permanência; evasão escolar.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3130599135884469

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Willer Regis Moravia de Souza

Formação:  Doutorando em Educação na PUC-Rio, é Mestre em Educação pela mesma universidade, na linha de Educação, Desigualdades e Políticas Públicas. É Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José - RJ, com Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas - PR.

Atuação profissional: Integra o Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio). É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Advogado militante, especializado em Direito do Trabalho.

Interesse de pesquisa: Desigualdades educacionais; Políticas Públicas educacionais.

Temas de investigação: Desigualdades educacionais; Democratização da educação; Políticas públicas em educação; Governança Educacional, Arranjos para o Atendimento Educacional.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0026629569513332

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