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Artigos e outras publicações 

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CANEDO, M. L.; RAMOS, M. E. N.; CAMARGO, F. Relação família e escola: estratégias familiares na escolha da instituição escolar. In: PAES DE CARVALHO, C.; OLIVEIRA, A. C. P.; CANEDO, M. L. (Orgs.). Gestão Escolar e qualidade da educação: caminhos e horizontes da pesquisa. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 155-170.

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CARVALHO, J. M. A.; DARBILLY, L. V. C. Trajetória, Poder e Disputa: Análise da Dinâmica de Conflitos da Reforma do Ensino Médio no Brasil à luz do Modelo de Coalizões de Defesa. In: EnAnpad, 43, 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: EnAnpad, 2019.

CARVALHO, J. M. A.; DARBILLY, L. V. C. Políticas públicas como “atos interessados”: um diálogo entre Bourdieu e abordagens teóricas que dão destaque às crenças nas decisões políticas. In: SemeAd, 23, 2020, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, 2020.

 

CARVALHO, J. M. A.; LOTTA, G.; BAUER, M. Análise sobre os efeitos da concomitância de ambiguidades, heterogeneidades e desigualdades na implementação de políticas públicas em nível subnacional. In: PALOTTI, P.; LICIO, E. C.; GOMES, S.; SEGATTO, C. I.; SILVA, A. L. N. da. (Orgs.). E os Estados? Federalismo, relações intergovernamentais e políticas públicas no Brasil contemporâneo. 1ed. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023, v. 1, p. 557-577.

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MORAVIA, Willer; COELHO, Mariana. Prouni para o acesso ao curso de medicina: uma análise descritiva. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 17, p. 1-17, 2022.

MOREIRA, H. A. de O.; LEAL, M. Y. G.; CARVALHO, J. M. A.; TEIXEIRA, P. P. Política e crença: Estudo sobre a BNCC e o homeschooling a partir do modelo de coalizões de defesa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2810–2832, 2022. 

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MOTA, M. O. De como "O Sertão Virou Mar" ou de como "O Ceará Superou o Analfabetismo Escolar". 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. 275p. 

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia; PONTES, Luiz Antônio. A (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 29, n. 70, 2018.

MUYLAERT, N. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n.31, 2019.

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia; BANNELL, Ralph. Justiça na educação: uma análise da política de cotas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, 2019.

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia; MICARELLO, Hilda. Habilidade de leitura no ciclo de alfabetização: uma análise sobre a igualdade de conhecimento. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, p. 1-20, 2019.

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MUYLAERT, Naira. Apresentação - Estudos sobre implementação de políticas públicas e suas relações com a (re)produção de desigualdades educacionais: um campo em construção. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021.

MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia; MOTA, Maria Océlia. Notas para a reconstrução da noção de equidade subjacente ao desenho do Paic. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v.30, n.115, 2022.

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MUYLAERT, N.; BONAMINO, A. RESERVA DE VAGAS NO COLÉGIO PEDRO II: da educação básica à pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, p. 415–440, 2023. 

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NIEROTKA, R. L.; SALATA, A.; KLITZKE MARTINS, M. Fatores associados à evasão no ensino superior: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, p. e09961, 2023. 

NIEROTKA, Rosileia L.; TREVISOL, Joviles V. Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. 1. ed. Chapecó: Editora UFFS, 2019. v. 1. 151p.

NIEROTKA, R. L.; BONAMINO, A. M. C. DE. Conclusão de curso no ensino superior: um olhar sobre ingressantes das camadas populares na Universidade Federal da Fronteira Sul. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5224, 14 abr. 2023.

NIEROTKA, R. L.; BONAMINO, A. M. C. DE; CARRASQUEIRA, K. Acesso, evasão e conclusão no Ensino Superior público: evidências para uma coorte de estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, n. 118, jan. 2023.

OLEGARIO, Margareth O.; NIEROTKA, Rosileia L.; BALSANELLO, Geomara; BONAMINO, Alicia M. C. Quem são e onde estão os universitários cegos no Brasil? REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 35, p. 1-19, 2022.

OLIVEIRA, A. C. P. de; SEQUEIRA, D. de A. F.; GOMES, L. F. X. A implementação do Turno Único no Rio de Janeiro: Interação e discricionariedade dos agentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2343–2364, 2022.

OLIVEIRA, A. C. P. de; OLIVEIRA, R. B.; FERNANDES, F. S.; MUYLAERT, N. (Orgs.). A REDE DE ESTUDOS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM AÇÃO: Trajetória, produção e incidência no campo da educação. Curitiba: CRV, 2023. 330 p.

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RAMOS, Maria Elizabete Neves; BONAMINO, Alicia. O PNAIC no Rio de Janeiro: três arranjos institucionais de implementação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e108494, 2022.

RAMOS, M. E. N.; LIMA, Carla da Conceição de; SOUSA, L. T.  O protagonismo docente e a equidade em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro: possíveis associações. In: 38º Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luis (MA). Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017.

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SEQUEIRA, D. de A. F.; OLIVEIRA, A. C. P. de. Ambiguidade e Conflito: implementação da BNCC de História em duas escolas cariocas. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 29, p. e47443, 2023.

SILVEIRA, Lilian M. ; GRAFF, Patricia; NIEROTKA, Rosileia L. O "Segundo Professor" na Educação Básica: um olhar sobre a legislação e as pesquisas acadêmicas. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 1-10, 2020.

TISCHER, W.; NIEROTKA, R. L. A EVASÃO DE CURSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR(IES) MULTICAMPUS EM IMPLANTAÇÃO. Criar Educação, v. 12, n. 2, p. 21–45, 4 ago. 2023.

TREVISOL, J. V.; BELLO, J. C. D.; NIEROTKA, R. L. A lei de cotas e as mudanças no perfil dos ingressantes das universidades federais brasileiras. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, p. 155–183, 15 dez. 2023.

TREVISOL, Joviles V. ; NIEROTKA, Rosileia L. . "Lei das cotas" e as políticas de democratização do acesso ao ensino superior público brasileiro. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 17, p. 573-593, 2015.

 

TREVISOL, Joviles V.; NIEROTKA, Rosileia L. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katalysis, v. 19, p. 22-32, 2016.


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