top of page
  • laedpucrio

Lançamento do livro da Profa. Dra. Maria Océlia Mota


No dia 15 de dezembro, das 17h às 19h30, no miniauditório do Mezanino (Espaço Leandro Konder) na PUC-Rio, teremos o lançamento do livro da Profa. Dra. Maria Océlia, egressa do nosso PPGE e ex-integrante do LAEd.


O título do livro é De como “O Sertão Virou Mar” ou de como “O Ceará Superou o Analfabetismo Escolar”. O livro é produto de sua Tese defendida em 2018 e que foi orientada pela Profa. Dra. Alicia Bonamino.


O livro traz a análise e os resultados do estudo da implementação do Prêmio Escola Dez (Pendez) em quatro pares de escolas localizadas na região do Cariri, estado do Ceará. A obra procura compreender como acontece a implementação da política a partir da percepção e atuação dos agentes implementadores, além de ressaltar a cultura de avaliação que se criou através desse programa. Conclui-se que o Pendez traz a melhoria da educação nos municípios e no estado e, ao mesmo tempo, tem transformado e elevado os índices de desempenhos educacionais nas avaliações externas. A política tem provocado uma mudança radical nas concepções de ensino de professores e nas gestões escolares e municipais, fazendo com que quase todas as ações educacionais promovidas pelas escolas e secretarias de educação estudadas girem em torno das avaliações externas.


O livro está à venda na editora Appris, na Amazon e em outras lojas virtuais.


Postagem por

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page