top of page
  • laedpucrio

I Seminário Discente do PPGE da PUC-Rio


Nos dias 9 e 10 de novembro, ocorreu o I Seminário Discente do PPGE da Puc-Rio. O evento foi presencial e reuniu alunos ativos e egressos do Programa, além do corpo docente. Existia há muito tempo no PPGE a pretensão de realizar um evento do tipo, mas essa foi a primeira vez em que a proposta saiu do papel. Concretizando um momento histórico para o programa, é possível dizer que o evento foi um sucesso!


A abertura do evento contou com a participação do Prof. Dr. José Antonio Miranda Sepúlveda (UFF) com a palestra sobre o tema “Educação, Pesquisa e Democracia”.


O LAEd, é claro, não ficou de fora. Na Mesa 2, vinculada à linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, tivemos a Profa. Dra. Maria Elizabete Neves Ramos, egressa do programa e membra do LAEd, como mediadora. Na mesma mesa tivemos a apresentação de 4 trabalhos, dentre os quais, três foram de membros do Laed. Os trabalhos apresentados foram:


1. Nívia Nóbrega (mestranda) - O espaço educacional: O mercado dos cursos preparatórios de acesso às instituições escolares públicas de excelência

2. Maria Elisa (doutoranda) - Verificação de discriminação e preconceito em escola.

3. Allan Silva (doutorando) - Presença religiosa em políticas educacionais: Extremismos, conservadorismos e desafios à laicidade.

4. Johnny C. de Oliveira (doutorando) - “A educação do Brasil ganhou reforço?" Arranjos institucionais da formulação da política de escolas cívico-militares no Rio de Janeiro.


Mesa 2 - Autores e mediadora

O doutorando José Mauricio e os mestrandos Willer Moravia e Marina Leal também participaram submetendo seus trabalhos para compor o e-book que será publicado com os trabalhos do evento. José Mauricio submeteu o trabalho intitulado Análise sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio. Willer e Marina submeteram o trabalho intitulado A articulação de referenciais teóricos para análise de políticas públicas educacionais.

O doutorando José Mauricio e a mestranda Maria Eduarda fizeram parte da equipe de organização do evento, além de termos a presença da Profa. Dra. Naira Muylaert nos dois dias e de outros integrantes do grupo prestigiando os colegas do Programa que apresentaram seus trabalhos na Mesa 2 e em todas as demais.


Participação do Laed no Evento


Para saber como foi o evento, acesse @seminario.discente no Instagram.


Postagem de

Maria Eduarda e José Mauricio

8 visualizações0 comentário
bottom of page