Em recentes ocasiões, o Prof. Rodrigo Rosistolato (UFRJ) visitou a PUC-Rio a convite do LAEd e do GESQ. O objetivo central desses encontros é o aprendizado e seu aprofundamento acerca da metodologia de Grupos Focais.
O Prof. Dr. Rodrigo Rosistolato, coordenador do PPGE/UFRJ desde 2021, é antropólogo especializado em temas educacionais e integra o LaPOpE (Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais). Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis e Duque de Caxias. Rosistolato é associado efetivo da Reippe (Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais), da qual também fazem parte alguns integrantes do LAEd e do GESQ.¹
No dia 15 de junho deste ano, ministrou uma Oficina sobre Grupos Focais na PUC-Rio por meio de uma parceria entre LAEd (PUC-Rio), GESQ (PUC-Rio) e POGEFE (Unirio). Na ocasião, Rodrigo apresentou noções básicas acerca dessa metodologia e, em seguida, organizou uma experiência prática com os participantes da própria oficina. A partir disso, LAEd e GESQ organizaram-se para elaborar e aplicar um grupo focal no âmbito da pesquisa Capes-Print, o que foi feito ainda em julho.
Passada a vivência dos dois grupos de pesquisa da PUC-Rio com a metodologia em prática, Rosistolato voltou à Universidade na última sexta-feira (17 de novembro). Nessa reunião, o professor ouviu as percepções experienciadas pelos grupos, trouxe novas orientações e esclareceu dúvidas em relação aos desafios enfrentados.
Encontro do dia 17/11/2023 na PUC-Rio
A participação do Prof. Rodrigo traz em si um arcabouço de conhecimentos, os quais são compartilhados de maneira a beneficiar as pesquisas desenvolvidas pelos grupos.
¹Informações retiradas de seu Currículo Lattes
Texto e publicação de Maria Eduarda Cunha
コメント