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VII CONBALF – CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO

  • laedpucrio
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

Entre os dias 21 a 23  de julho de 2025, ocorreu, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o VII CONBALF – CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO que teve como tema “ Interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula. O evento foi promovido pela CAPES, pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e pela UNIFESP, reunindo pesquisadores do Brasil, França e Argentina, para discutir desafios e se pensar avanços significativos no campo educacional, especialmente no contexto em que vivemos a implementação de novas políticas de leitura e de escrita por meio de ações do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais com vistas a impulsionar a qualidade do ensino público.


Mônica (LAED/PUC-Rio)
Mônica (LAED/PUC-Rio)


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A integrante do LAEd, Mônica Jacomedes (doutoranda em Educação pela PUC-Rio), participou do VII CONBALF apresentando o relato "Ações Formativas no Contexto da Rede Municipal de Juiz de Fora: Desafios e Possibilidades no Estudo e Práticas de Alfabetização", que traça um panorama das políticas e ações educativas voltadas para a alfabetização no município de Juiz de Fora/MG.  Diante dos desafios enfrentados pela educação pública brasileira no cenário pós-pandêmico, a rede municipal tem promovido políticas para fortalecer a alfabetização e recompor as aprendizagens. Para enfrentar esse contexto, o município aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), implementado pelo governo federal, que visa garantir a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de recuperar aprendizagens perdidas pelos estudantes do 3º ao 5º anos. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criou um Grupo de Estudos e um Curso de Formação continuada para professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as). A formação abordou práticas voltadas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, considerando os níveis de desenvolvimento das crianças e os dados das avaliações diagnósticas do município e do CNCA.


Mônica Baptista (UFMG), Ana Cláudia Figueiredo (UFMG), Mônica Jacomedes (LAEd/PUC-Rio) e Silvania Andrade (SE/JF)
Mônica Baptista (UFMG), Ana Cláudia Figueiredo (UFMG), Mônica Jacomedes (LAEd/PUC-Rio) e Silvania Andrade (SE/JF)

 

 

 

 
 
 

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