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VII CONBALF – CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAƇƃO

  • laedpucrio
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

Entre os dias 21 a 23 Ā de julho de 2025, ocorreu, na Universidade Federal de SĆ£o Paulo (UNIFESP), o VII CONBALF – CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAƇƃO que teve como tema ā€œ Interfaces entre polĆ­ticas pĆŗblicas, pesquisas e a sala de aulaā€. O evento foi promovido pela CAPES, pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) e pela UNIFESP, reunindo pesquisadores do Brasil, FranƧa e Argentina, para discutir desafios e se pensar avanƧos significativos no campo educacional, especialmente no contexto em que vivemos a implementação de novas polĆ­ticas de leitura e de escrita por meio de aƧƵes do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais com vistas a impulsionar a qualidade do ensino pĆŗblico.


MƓnica (LAED/PUC-Rio)
MƓnica (LAED/PUC-Rio)


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A integrante do LAEd, MÓnica Jacomedes (doutoranda em Educação pela PUC-Rio), participou do VII CONBALF apresentando o relato "Ações Formativas no Contexto da Rede Municipal de Juiz de Fora: Desafios e Possibilidades no Estudo e PrÔticas de Alfabetização", que traça um panorama das políticas e ações educativas voltadas para a alfabetização no município de Juiz de Fora/MG.  Diante dos desafios enfrentados pela educação pública brasileira no cenÔrio pós-pandêmico, a rede municipal tem promovido políticas para fortalecer a alfabetização e recompor as aprendizagens. Para enfrentar esse contexto, o município aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), implementado pelo governo federal, que visa garantir a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de recuperar aprendizagens perdidas pelos estudantes do 3º ao 5º anos. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criou um Grupo de Estudos e um Curso de Formação continuada para professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as). A formação abordou prÔticas voltadas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e MatemÔtica, considerando os níveis de desenvolvimento das crianças e os dados das avaliações diagnósticas do município e do CNCA.


MƓnica Baptista (UFMG), Ana ClƔudia Figueiredo (UFMG), MƓnica Jacomedes (LAEd/PUC-Rio) e Silvania Andrade (SE/JF)
MƓnica Baptista (UFMG), Ana ClƔudia Figueiredo (UFMG), MƓnica Jacomedes (LAEd/PUC-Rio) e Silvania Andrade (SE/JF)

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