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Defesas de abril no LAEd

  • laedpucrio
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura

O mês de abril foi marcado por importantes defesas realizadas por integrantes do LAEd no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Os trabalhos abordaram temas centrais no campo das políticas públicas educacionais, como currículo, equidade, discriminação e justiça social.


Eline em sua defesa
Eline em sua defesa

No dia 11 de abril, Eline de Oliveira defendeu sua tese de doutorado intitulada “A oferta de acesso à creche no Brasil: entre avanços e desafios”, sob orientação da Profª Drª Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio). A pesquisa investiga as estratégias adotadas pelos municípios para ampliar o acesso à educação infantil, analisando os avanços rumo à meta 1 do PNE (2014–2024), que prevê atendimento a 50% das crianças de 0 a 3 anos, bem como os desafios persistentes das políticas públicas de expansão. A banca foi composta por Sônia Kramer e Alexandra Pena (PUC-Rio), Maria Fernanda Nunes (UNIRIO) e Anelise Nascimento (UFRRJ).



Em 16 de abril, Miguel Angelo Castelo Gomes defendeu sua dissertação de mestrado, orientada pela Profª Drª Naira Muylaert (LAED/PUC-Rio), com o título “A implementação do Novo Ensino Médio: o lugar da Filosofia e da Sociologia no currículo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro”. O estudo analisa documentos oficiais e entrevistas com docentes da rede estadual para compreender como essas disciplinas foram reposicionadas com a implementação do Novo Ensino Médio, e em que medida as mudanças curriculares contemplam antigas reivindicações dos estudantes. A banca foi composta pelos professores Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio), Edgar Lyra (PUC-Rio) e José Maurício Avilla Carvalho (Instituto Articule - SP).


Miguel em sua titulação Naira, Miguel, José e Alicia




No dia 25 de abril, Maria Elisa Almeida defendeu sua tese de doutorado intitulada “Construção do quadro de referência conceitual de um survey sobre discriminação e preconceito na escola básica”, também sob orientação da Profª Drª Alicia Bonamino. A pesquisa apresenta e analisa em profundidade o processo de construção de um instrumento de survey aplicado no Colégio Pedro II, com o objetivo de medir concepções preconceituosas e atitudes discriminatórias no contexto escolar. O trabalho mobiliza referenciais teóricos da Sociologia, Psicologia Social e Direito, contribuindo para o aperfeiçoamento de metodologias de mensuração desses fenômenos na educação básica. A banca foi composta por Cynthia Paes de Carvalho (GESQ/PUC-Rio) e Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio), Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO), Karina Carrasqueira Lopes (Universidade São Francisco) e José Augusto de Brito Pacheco (Universidade do Minho – Portugal).



Parabenizamos os pesquisadores pelas relevantes contribuições e desejamos sucesso em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

 
 
 

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