22º Congresso Brasileiro de Sociologia
- laedpucrio
- 13 de ago.
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O Congresso Brasileiro de Sociologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia, ocorre a cada dois anos, e sua recente edição teve como tema: “O Mundo Contemporâneo desafia a Sociologia”. Com a participação de Deise Sequeira e Maria Elizabete Ramos, o LAEd/PUC-Rio esteve presente no 22º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado na USP, entre os dias 15 e 18 de julho de 2025. Os trabalhos laedianos foram apresentados no Comitê de Pesquisa 17 – Dilemas e desafios contemporâneos para os sistemas educacionais, coordenado por Maria Alice Nogueira (UFMG) e Mariane Koslinski (UFRJ). O GESQ/PUC-Rio também marcou presença, representado por Karina Carrasqueira, Izabel de Souza e Natália Viana.

Entre as apresentações, destacou-se o trabalho “Investigando Dimensões de Eficácia Escolar no Contexto Educacional Brasileiro: Como Fatores ‘Intraescolares’ e ‘Extraescolares’ se associam com o Desempenho dos Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio?”, de Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira (LAED/PUC-Rio), Izabel Cristina de Souza (GESQ/PUC-Rio) e Hiago César Franklin (UFRJ). O estudo analisou a relação entre o desempenho acadêmico de alunos da 3ª série e fatores internos e externos à escola, como gestão pedagógica, clima acadêmico e nível socioeconômico, utilizando dados de 139 escolas do Piauí e do Espírito Santo. Os resultados indicaram que, embora todos os fatores apresentem associação positiva com as proficiências em matemática e língua portuguesa, o nível socioeconômico mostrou maior consistência nas correlações.

Outro trabalho apresentado foi “Lei de Cotas e reconhecimento: um estudo sobre as escolhas de estudantes de uma instituição pública de prestígio”, de Maria Elizabete Neves Ramos (PUC-Rio) e Karina Carrasqueira Lopes (Universidade São Francisco). Vinculada ao projeto “Ação Afirmativa e Desigualdades na Educação Básica: trajetórias e expectativas de concluintes e egressos do ensino médio no Colégio Pedro II”, a pesquisa analisou dados obtidos por meio de questionário aplicado a alunos da 3ª série do Ensino Médio. O estudo investigou se o perfil racial e socioeconômico desses estudantes influencia a decisão de utilizar a Lei de Cotas para ingresso no Ensino Superior, considerando que todos são elegíveis por estudarem em escola pública. As análises preliminares indicaram que quase 25% dos respondentes declararam não pretender utilizar a política de cotas. Observou-se que alunos com mães menos escolarizadas e aqueles que se autodeclararam pretos ou pardos têm maior probabilidade de optar pelo uso da Lei de Cotas em comparação aos colegas brancos ou com mães mais escolarizadas. A pesquisa prevê ainda entrevistas com alguns respondentes para aprofundar as análises.
Com representatividade de universidades de todas as regiões do país, os trabalhos do Comitê de Pesquisa 17 suscitaram intensas discussões e contaram com presenças ilustres, como Chico Soares (UFMG), Maria Teresa Alves (UFMG/INEP) e Adriano Senkevics (IPEA). Além dos debates nos Comitês e Grupos de Trabalho, o congresso ofereceu mesas-redondas e conferências que enriqueceram ainda mais a troca de experiências e saberes.
Na ocasião do evento, Maria Elizabete (LAED/PUC-Rio) pôde também divulgar seu livro Pacto pela Alfabetização: Arranjos e Contextos. Adquira seu exemplar no site da Editora Appris.











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