top of page
  • laedpucrio

Missão internacional de pesquisa

Atualizado: 26 de out. de 2022



Entre os dias 04 e 14 de outubro de 20222, as professoras pesquisadoras Alicia Bonamino (LAEd), Cynthia Paes de Carvalho (GESq) e Naira Muylaert (LAEd) estiveram na L’Université de Lille, L’Université Paris Cité (UPEC) e no Institution National Supérior du Professorat et de L’Éducation (INSPÉ) – Academia de Créteil, onde participaram de diversas atividades acadêmicas que se desenvolvem no âmbito da linha "Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares" da rede internacional de pesquisa do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (CAPES/PRINT).


Além de reuniões, exposições de trabalhos acadêmicos, discussão da pesquisa em rede e do compartilhamento de experiências educacionais, a professora Naira Muylaert, com mediação da professora Maira Mamede (INSPÉ) apresentou e discutiu a política educacional do Ceará – o Programa Alfabetização da Idade Certa (PAIC) – com ênfase no eixo que trata da formação de professores.


As professoras Alicia Bonamino, Cynthia Paes de Carvalho e o professor Choukri Ben Ayed participaram de uma mesa de discussão sobre os trabalhos que vão compor um dossiê sobre as políticas educativas de combate às desigualdades e discriminações escolares. Esse dossiê está em fase de elaboração, conta com a participação de outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros (Chile e Argentina) e é um dos principais produtos da parceria de pesquisa que se constitui no âmbito do Programa CAPES/Print.

Outro aspecto relevante da missão, foi a visita a uma escola pública da periferia de Paris, localizada numa área de alta vulnerabilidade social, onde foi realizada uma entrevista exclusiva com a diretora da escola.


A missão foi propícia para consolidar as parcerias de trabalho já firmadas com os professores Choukri Ben Ayed e Sylvain Broccolichi, para definir a sequência da interlocução de pesquisa e para prospectar novas parcerias, em especial com as pesquisadoras brasileiras do INSPÉ – Maíra Mamede e Silvia Lopes da Silva Macedo.


Postagem de


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page