top of page
  • laedpucrio

I Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior

Democratizar o acesso à universidade pública implica, além de expandir as oportunidades de acesso, possibilitar que a população historicamente minorizada e desprivilegiada ingresse na educação superior e nela permaneça até a conclusão de seus cursos de graduação (PANIZZI, 2004).


Desse modo, para além dos reflexos das políticas voltadas para o acesso, é necessário refletir sobre os aspectos referentes à permanência dos indivíduos que ingressam na educação superior, de modo a compreender quais fatores dificultam a permanência e acarretam a evasão dos mesmos, e assim buscar estratégias para garantir a efetivação deste direito.


Nesse contexto, é que divulgamos o I Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior, que ocorrerá nos dias 25 a 28 de maio, de 09:00h às 18:00h, promovido pelo Grudhe – Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação – e o NOAP – Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico.


O evento, que ocorrerá na modalidade online, objetiva identificar os principais fatores que levam estudantes a adoecerem ou evadirem do Ensino Superior, e buscar estratégias de intervenção e de prevenção para este problema.


O público-alvo do evento são professores universitários, gestores e funcionários do Ensino Superior e estudantes pesquisadores da área. O evento será constituído das seguintes áreas temáticas: saúde mental de professores e alunos, inclusão da pessoa com deficiência, didática e relação professor-aluno, questões sociocognitivas e núcleos de apoio ao estudante universitário, e será composto de diferentes formatos de apresentação: palestra, mesas redondas, comunicações orais, conversa entre núcleos de apoio de diferentes instituições e conversa entre coletivos estudantis.

Para maiores informações, acesse o site do evento.


Referências:

PANIZZI, Wrara Maria. A democratização do acesso à universidade pública. In: PEIXOTO, Maria do Carmo Lacerda (Org.). Universidade e Democracia: Experiências e alternativas para a ampliação do acesso à universidade pública brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.


Postagem de Willer Moravia


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page