top of page
  • laedpucrio

XIII Reunião Anual da REIPPE

Atualizado: 29 de ago. de 2023


Nos dias 04 e 05 de agosto, aconteceu a XIII Reunião Anual da REIPPE, na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). O evento reuniu pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições. Compareceram ao evento as coordenadoras do LAEd, professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert, além das integrantes Maria Elizabete Ramos e Juliana Nascimento.


Dois momentos marcaram o evento:


O primeiro foi a mesa redonda, composta pelos palestrantes César Callegari (consultor educacional) e Cláudia Davis (FCC), com mediação de Maria de Fátima Lima (GESq) e comentários de Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio/GESq), na qual se discutiu a implementação de políticas públicas educacionais voltadas aos anos finais do ensino fundamental – que, como debatido pelos palestrantes, se mostra como um desafio a ser enfrentado nos próximos anos para a garantia da qualidade do ensino.

Mesa redonda com César Callegari, Cláudia Davis, Cynthia Paes de Carvalho e Maria de Fátima Lima

O segundo momento diz respeito ao lançamento do e-book A Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais em Ação: trajetória, produção e incidência no campo da Educação, organizado pelos integrantes da Rede Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO), Breynner Ricardo Oliveira (UFOP), Fabiana Silva Fernandes (FCC) e Naira Muylaert (PUC-Rio). Essa produção compilou e sistematizou alguns dos primeiros estudos realizados por mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Educação de instituições que estudam o tema da implementação de políticas públicas e que integram a REIPPE.

Lançamento do e-book "A Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais em Ação: trajetória, produção e incidência no campo da Educação"
Naira Muylaert, Ana Cristina de Oliveira, Fabiana Fernandes e Breynner Oliveira
Prof. Gabriela Lotta

Nesse e-book, é possível encontrar estudos de integrantes do LAEd, sendo um deles o artigo O PNAIC no Rio de Janeiro: implementação e (re)formulação da política, de autoria de Maria Elizabete Ramos e Alicia Bonamino, e o trabalho de Bernardo Schwaitzer e Naira Muylaert, intitulado A implementação do PAIC entre a ambiguidade e o conflito. Ambos os trabalhos são frutos das pesquisas de doutorado e de mestrado de Maria Elizabete e de Bernardo respectivamente e abordam o tema da implementação de políticas públicas educacionais. O lançamento do e-book contou com comentários da professora Gabriela Lotta (FGV/SP), que assinou o prefácio da obra.




As discussões enriquecedoras sobre a formulação e implementação de políticas educacionais ocorridas no evento contribuem para o fomento de novos caminhos para as pesquisas sobre o tema. O evento foi gravado e pode ser assistido no canal de Youtube da Rede. Acesse aqui.


Para mais informações sobre o evento e o e-book, acesse o site da Reippe.


Foto de encerramento do primeiro dia do evento


Postagem de:

Naira Muylaert e Maria Eduarda Cunha

8 visualizações0 comentário
bottom of page