top of page
  • laedpucrio

Visita do Prof. Dr. Sergio Martinic (Universidade de Aysén/Chile)

Em março de 2023, o Departamento de Educação recebeu a visita do Prof. Dr. Sergio Martinic, chefe do departamento de Ciências Sociais da Universidade de Aysén (Chile). Sua estadia se deu no âmbito da rede internacional de pesquisa Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares, do Programa CAPES-Print. Essa rede envolve, além do professor Sergio, diversos professores e pesquisadores do Departamento de Educação da PUC-Rio e, também pesquisadores franceses, vinculados a l’Université de Limoges, l’Univesrité d’Artois e l’Université Paris-Est Créteil – Université Paris 12.


Prof. Sergio Martinic e grupo do LAEd

Pesquisadores dessa rede desenvolvem estudos em seus respectivos países sobre o tema da desigualdade e da discriminação em contextos escolares. No Brasil, as professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert coordenam, no âmbito desta rede, a pesquisa Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica – que conta com a participação das professoras Cynthia Paes de Carvalho e Silvana Mesquita e dos professores Pedro Teixeira e Jefferson Soares, além de estudantes de mestrado e de doutorado do PPGE/PUC-Rio.


Durante a visita do professor Sergio, diversas atividades de ensino e pesquisa foram realizadas. Além de participar das reuniões semanais do grupo de pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação – LAEd, Sergio Martinic ministra neste semestre em parceria com a professora Alicia Bonamino a disciplina Métodos qualitativos: técnicas de observação e de análise de interações em sala de aula, ofertada em formato híbrido aos alunos dos cursos de mestrado e de doutorado. Em outras ocasiões, o professor Sergio já ministrou cursos em formato remoto, como, por exemplo, a disciplina Análisis e interpretación de datos cualitativos, ofertada com a professora Naira Muylaert, no primeiro semestre de 2022.


Aula presencial com o Prof. Sergio

A interlocução com o professor Sergio contribui para o desenvolvimento da pesquisa que se realiza no âmbito do Programa Capes-Print e, também, para as pesquisas dos estudantes do PPGE. O doutorando Johnny Chaves, que investiga as escolas cívico-militares, utilizará o referencial das disciplinas ministradas pelo professor Sergio. A aproximação com a pesquisa de Johnny culminou na visita do professor Sergio a um colégio estadual sob a gestão administrativa e pedagógica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Embora tenha um modelo diferente das escolas cívico militares, o colégio visitado guarda algumas semelhanças que nos ajudam a compreender as representações sociais dos diversos atores – alunos, famílias, professores e equipe de gestão – sobre a militarização das escolas públicas. Na ocasião dessa visita, o professor Sergio foi acompanhado da doutoranda Natália Souza (PPGE-Unirio), do doutorando Johnny Chaves (PUC-Rio), de sua orientadora Naira Muylaert (PUC-Rio) e da coordenadora do Programa Capes-Print Alicia Bonamino (PUC-Rio).


A parceria de pesquisa e ensino que as professoras Alicia Bonamino, Naira Muylaert e Cynthia Paes de Carvalho vem construindo com o professor Sergio Martinic iniciou-se em 2019 e sua estadia presencial, após um longo período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, prospectou novas interlocuções com os estudantes do PPGE e fortaleceu a parceria de trabalho para a continuidade da pesquisa na rede internacional do Programa Capes-Print.



Texto de

Naira Muylaert

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page