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VII Colóquio de Educação Matemática (UFJF)

  • laedpucrio
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

 

Entre os dias 30 de abril a 03 maio de 2025, ocorreu, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o VII Colóquio de Educação Matemática e teve como tema “A Educação Matemática na escola e na academia: a pesquisa em movimento. O evento faz parte das ações do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e do Núcleo de Investigação, Divulgação e Pesquisas em Educação Matemática da UFJF e  foi promovido pela CAPES, UFJF e CAEd, reunindo pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e de Mali, para discutir desafios e perspectivas no campo do ensino e pesquisa da Educação Matemática.


A integrante do LAEd, Mônica Jacomedes (doutoranda em Educação pela PUC-Rio), participou do Colóquio apresentando o trabalho intitulado Avaliação em Matemática: representações sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental”. O estudo buscou  identificar as representações sociais de docentes atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da avaliação em Matemática, com a finalidade de compreender e discutir o significado, o sentido e os instrumentos utilizados para avaliação dos estudantes. Ele envolveu um levantamento bibliográfico sobre: Avaliação da aprendizagem, nas perspectivas de  Luckesi e de Hoffmann; Teoria das Representações Sociais, nas reflexões de Moscovici e Jodelet. E também, um questionário aplicado às professoras, cujas respostas possibilitaram a  análise das narrativas, no modelo proposto por Greimas. Os resultados encontrados  permitiram constatar uma diversidade de instrumentos avaliativos e as seguintes significações e representações do grupo pesquisado: verificação do que foi aprendido ou não; diagnóstico, no sentido de investigação das dificuldades e do processo de raciocínio; acompanhamento da aprendizagem, da turma ou mesmo do estudante individualmente; orientação da prática docente, para reestruturar ações de planejamento e adequar o trabalho às necessidades dos educandos. Por meio da pesquisa, foi possível perceber que a prática avaliativa está impregnada de representações sociais que influenciam tanto as escolhas dos recursos avaliativos quanto a forma como  interpretam e conduzem o processo de avaliação. No entanto, apesar da diversidade de instrumentos utilizados para avaliação, ainda evidencia-se a presença significativa de provas, testes e exercícios de fixação. Nesse sentido, é crucial questionar até que ponto essa transformação está realmente sendo implementada na prática diária e de fato integrada ao processo educacional, ou se permanece apenas no discurso.


Com sólida contribuição para o debate educacional, a participação de Mônica reafirma o compromisso com uma pesquisa crítica e socialmente engajada.





Texto de Mônica Jacomedes

Publicação de Maria Eduarda Cunha

 

 
 
 

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