O livro Avaliação e ensino: uma interlocução necessária, organizado por Gladys Rocha (UFMG), Raquel Martins (UFLA) e Marciano Ribeiro (UFLA) foi publicado pela Editora Appris.
Com seis capítulos, o livro traz estudos que abordam o tema da avaliação educacional em larga escala, dentre eles, o capítulo 3, intitulado Modelo de valor agregado para medir eficácia das escolas Geres, escrito por Tufi Soares (UFJF), Alicia Bonamino (PUC-Rio), Nigel Brooke (UFMG) e Neimar Fernandes (UFJF) e o capítulo 6, intitulado Desempenho dos alunos no ciclo de alfabetização: o modelo nulo de regressão multinível, de autoria de Naira Muylaert (PUC-Rio) e de Wellington Silva (Fundação CAEd).
Considerando que a avaliação em larga escala é tema discutido nas diversas áreas do conhecimento em especial na Educação, sobretudo nas últimas décadas, após a criação e implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – o SAEB, o livro traz contribuições importantes e necessárias para se pensar não somente a adoção de políticas públicas educacionais que visem o aprendizado, como também para a compreensão da qualidade e da equidade do aprendizado das crianças e jovens.
Leitura importante e necessária. O livro pode ser adquirido pelo site da editora ou em outras lojas virtuais, como Submarino, Shoptime, Magazine Luiza etc.
Postagem de Naira Muylaert
Comments