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Seminário Internacional sobre Discriminação e Desigualdades Educacionais

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Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2025, o LAEd, junto ao GESQ e ao Departamento de Educação da PUC-Rio, apoiados pela FAPERJ, pela CAPES e pelo CNPq, realizou o Seminário Internacional sobre Discriminação e Desigualdades Educacionais. O evento reuniu pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais para discutir as desigualdades no sistema educacional, promovendo um debate essencial para a compreensão das barreiras enfrentadas por diferentes grupos sociais na educação básica.



19 de fevereiro | Mesa: Preconceito e discriminação na Educação Básica

O primeiro dia do evento abordou as manifestações do preconceito e da discriminação em contextos escolares.


Prof. Naira em sua apresentação
Prof. Naira em sua apresentação

A professora Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio) apresentou uma pesquisa sobre a distribuição das oportunidades educacionais no Colégio Pedro II, analisando as percepções dos atores escolares em relação às situações de preconceito e discriminação, bem como as ações adotadas para enfrentá-las. O estudo revelou que iniciativas institucionais, como o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) e o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas), têm um papel central na promoção da inclusão e no enfrentamento dessas desigualdades.


Prof. Rodrigo em sua apresentação
Prof. Rodrigo em sua apresentação

O professor Rodrigo Rosistolato (UFRJ) trouxe uma análise sobre os processos de estigmatização e sua influência na construção das trajetórias escolares, destacando como a escola, além de reproduzir desigualdades sociais, também gera novas desigualdades internas por meio da rotulação e da estigmatização de determinados grupos, especialmente no que diz respeito a aspectos raciais e religiosos.





À direita da foto, está o Prof. Choukri em sua apresentação. Ao seu lado, está o tradutor.
À direita da foto, está o Prof. Choukri em sua apresentação. Ao seu lado, está o tradutor.

Já o professor Choukri Ben-Ayed (Université de Limoges) apresentou um estudo sobre discriminação escolar na França, com foco nos descendentes de imigrantes do norte da África. Sua pesquisa, baseada em dados estatísticos e análises sociológicas, revelou contradições entre os discursos oficiais de igualdade e a realidade das trajetórias escolares desses estudantes. Ele destacou a presença de vieses discriminatórios nos processos de orientação educacional, na aplicação de sanções e na segregação escolar, demonstrando como a origem social e étnica impacta negativamente as oportunidades educacionais.


A mesa foi mediada pela professora Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio).



20 de fevereiro | Mesa: Desigualdade Social e Reconhecimento da Diferença na Implementação de Políticas de Ação Afirmativa na Educação Básica

O segundo dia concentrou-se na implementação de políticas de ação afirmativa. Izabel Cristina de Souza (GESQ/PUC-Rio) apresentou os primeiros achados de sua pesquisa, sob orientação de Cynthia Paes de Carvalho (GESQ/PUC-Rio). O estudo ainda não foi publicado. Alessandra Iglesias (GESQ/PUC-Rio) trouxe os primeiros resultados de sua tese de doutorado, que será defendida em abril, sob orientação de Cynthia Paes de Carvalho e coorientação de Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO). Willer Moravia (LAEd/PUC-Rio) apresentou um recorte de sua pesquisa de doutorado sobre percepções e manifestações da discriminação no contexto escolar, sob orientação de Naira Muylaert e coorientação de Choukri Ben-Ayed, no âmbito da pesquisa CAPES-Print. Maria Elisa Almeida (LAEd/PUC-Rio) trouxe uma amostra de sua tese, que será defendida em abril, vinculada também ao CAPES-Print, sob orientação de Alicia Bonamino. A mediação da mesa ficou a cargo da professora Karina Carrasqueira (USF).


Na foto, da esquerda para a direita, estão: Willer, Maria Elisa, Karina, Izabel e Alessandra
Na foto, da esquerda para a direita, estão: Willer, Maria Elisa, Karina, Izabel e Alessandra


21 de fevereiro | Mesa:  Ação Afirmativa e Desigualdades na Educação Básica: trajetórias e expectativas de concluintes e egressos do ensino médio no Colégio Pedro II

No último dia, os debates focaram nas trajetórias e expectativas dos estudantes do Colégio Pedro II. Rosileia Nierotka (LAEd/PUC-Rio) apresentou um trabalho originado de sua pesquisa vinculada ao CAPES-Print, publicado na Revista Proposições, em autoria com Naira Muylaert e Alicia Bonamino. Thales Rabelo (GESQ/PUC-Rio) apresentou os resultados de sua dissertação sobre as percepções dos egressos do Colégio Pedro II, sob orientação de Cynthia Paes de Carvalho e coorientação de Karina Carrasqueira. Nívia Xavier (LAEd/PUC-Rio) expôs os achados de sua dissertação de mestrado sobre estratégias familiares para acesso e permanência nas instituições escolares públicas de excelência, sob orientação de Naira Muylaert e coorientação de Alicia Bonamino. Por fim, Karina Carrasqueira e Maria Elizabete Ramos (LAEd/PUC-Rio) apresentaram os primeiros achados de pesquisa sobre trajetórias e expectativas de concluintes e egressos do ensino médio no Colégio Pedro II. Os resultados preliminares fazem parte do projeto coordenado por Rosileia Lucia Nierotka e Karina Carrasqueira. A mediação foi conduzida pela professora Cynthia Paes de Carvalho.


Na foto, da esquerda para a direita, estão: Nívia, Cynthia, Maria Elizabete, Karina, Rosileia e Thales
Na foto, da esquerda para a direita, estão: Nívia, Cynthia, Maria Elizabete, Karina, Rosileia e Thales

O evento proporcionou um espaço para reflexões acadêmicas fundamentais, promovendo o intercâmbio de pesquisas e experiências entre especialistas da área. As discussões apresentadas ao longo dos três dias reforçaram a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão e a equidade educacional, tendo como principal foco o Colégio Pedro II.





Texto e publicação de Maria Eduarda Cunha

 
 
 

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