No final de julho de 2024, aconteceu o Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 - contra o fim do mundo, na Universidade Federal de Florianópolis (UFSC).
O trabalho intitulado "Deus, Pátria, Família: Ameaças Bolsonaristas à diferença na escola pública", escrito pelo doutorando Johnny Chaves de Oliveira (LAEd/PUC-RIO), em parceria com a doutoranda Helce Amanda de Oliveira Moreira (Diversias/PUC-Rio), foi apresentado no Simpósio Temático: Gênero e Sexualidade na escola: novas ameaças, enfrentamentos e possibilidades de Resistências.
No evento, o membro do LAEd, que pesquisa a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) no Rio de Janeiro, orientado pela Profa. Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio), apresentou os primeiros achados do seu campo e fez um exercício analítico de aproximação com o tema do Homescholling, pesquisado pela doutoranda Helce Amanda sob a orientação do Prof. Pedro Teixeira (Diversias/PUC-Rio).
Os doutorandos ressaltaram que o trabalho é um recorte de ambas as pesquisas ainda em curso que almejam entender as diferentes linhas de forças do Neoconservadorismo no campo educacional brasileiro.
Texto de Johnny Chaves
Publicação de Maria Eduarda Cunha
Commentaires