O Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio) tem o prazer de anunciar a publicação do artigo intitulado Integração das perspectivas de estudos de implementação de políticas públicas educacionais: por uma agenda articulada de pesquisas, de autoria de Willer Moravia, na Revista Ponto de Vista (ISSN: 1983-2656, Vol. 13, n. 3, 2024). Willer é doutorando no PPGE/PUC-Rio e integrante do LAEd/PUC-Rio.
O artigo discute as complexidades da implementação de políticas públicas educacionais, analisando diferentes modelos teóricos e suas contribuições para uma compreensão mais rica e integrada do processo de implementação. Utilizando o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) como estudo de caso, o trabalho ilustra como diferentes abordagens teóricas podem oferecer insights complementares e contribuir para a formulação de uma agenda articulada de pesquisas sobre o tema.
Este artigo foi desenvolvido como parte das atividades da disciplina de Política Educacional, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Educação da PUC-Rio, sob a orientação das professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert, no ano de 2023. O trabalho utiliza dados de pesquisas realizadas no âmbito da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), buscando contribuir para o campo da educação e políticas públicas.
Para acessá-lo, clique aqui.
Texto de Willer Moravia
Publicação de Maria Eduarda da Cunha
Comments