top of page
  • laedpucrio

Novas publicações com o LAEd!

Novos trabalhos que envolvem integrantes do LAEd foram publicados. Segue abaixo mais informações.


A Profa. Dra. Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio), a Profa. Dra. Ana Cristina Prado (UNIRIO) e a mestra em Educação Paula Costa (LAEd/PUC-Rio) publicaram juntas o artigo "METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO" na Educação em Revista da UFMG.



https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38352

O resumo do artigo segue abaixo:

"O trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos referenciais teóricos e conceitos analíticos (denominados de descritores) mobilizados pelos estudos sobre implementação de políticas públicas no campo da Educação. O estudo parte da hipótese de que a produção acadêmica sobre o tema da implementação, no campo da Educação, é escassa. Para testar esta hipótese, realizamos uma metapesquisa a partir da definição de alguns descritores e teóricos de referências do campo da Ciência Política, para o levantamento da produção acadêmica – teses, dissertações e artigos – no campo da Educação nos anos de 2018 e 2019. No total, identificamos 10 artigos e 25 teses e dissertações que mobilizam conceitos e referenciais sobre o tema da implementação sendo que entre as teses e dissertações há uma maior concentração de estudos sobre os agentes implementadores e, dentre os artigos, uma maior concentração de estudos sobre estruturas de governança. A partir dos resultados, consideramos que há uma aproximação “em construção” à literatura específica do campo da Ciência Política, sobre implementação, pelos pesquisadores da área educacional. Ademais, como em outros estudos que envolvem levantamentos bibliográficos, reconhecemos que os resultados encontrados se limitam aos critérios de seleção e referencial de categorização definidos pelas autoras e que, ainda que possam não expressar uma generalização das tendências da produção acadêmica sobre implementação de políticas educacionais, seus resultados lançam luz para um campo ainda pouco explorado."


O segundo trabalho é o 19º capítulo do livro E os Estados? Federalismo, relações intergovernamentais e políticas públicas no Brasil contemporâneo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O capítulo, intitulado ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS DA CONCOMITÂNCIA DE AMBIGUIDADES, HETEROGENEIDADES E DESIGUALDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM NÍVEL SUBNACIONAL, foi escrito pelo Dr. José Mauricio Avilla Carvalho (LAEd/PUC-Rio), pela Profa. Dra. Gabriela Lotta (EAESP/FGV) e pela mestra em políticas públicas e gestão governamental Marcela Bauer (EAESP/FGV).




Desejamos uma boa leitura!


Postagem de

Maria Eduarda



16 visualizações0 comentário
bottom of page