top of page
  • laedpucrio

II Seminário Discente do PPGE/PUC-Rio

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Entre os dias 9 e 11 de outubro, ocorreu o II Seminário Discente do PPGE/PUC-Rio. O evento tem como pilar o protagonismo dos pós-graduandos, o que se consolida desde a organização até as apresentações de trabalho, as mediações de mesa e a ministração de minicursos. Neste edição, o LAEd foi representado em diversas frentes.


Na comissão organizadora, sendo integrantes do nosso grupo, estavam Willer Moravia, Maria Eduarda Cunha, Deise Sequeira, Johnny Oliveira e José Mauricio Avilla. Na mediação de mesas, foi Juliana Cock que representou o grupo. As professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert também estiverem presentes em diversos momentos, prestigiando o evento ao lado dos demais professores e coordenadores do Departamento.


As apresentações de trabalho foram divididas de acordo com as Linhas de Pesquisa do PPGE/PUC-Rio e, por isso, o LAEd apareceu naquelas para as quais foram destinados trabalhos referentes à Linha 1 (Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições).


Na Mesa 1 (09/10), Miguel Gomes apresentou o trabalho "A implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro: uma percepção docente", um recorte de seu projeto de Mestrado, que investiga a percepção dos professores da Seeduc-Rio sobre o lugar das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Novo Ensino Médio.


Miguel Gomes em sua apresentação.

Na Mesa 6 (11/10), Johnny Oliveira apresentou um recorte de sua tese com o título “As representações sociais sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)”. O trabalho contextualizou essa política federal, iniciada no governo Bolsonaro, e analisou os discursos presentes nos documentos normativos e proferidos em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Johnny Oliveira em sua apresentação.

No mesmo dia e na mesma mesa que Johnny, Nívia Nóbrega apresentou um recorte de sua dissertação com o título “A Escolha da Escola: as estratégias familiares para acesso às instituições escolares públicas de excelência – Colégio Pedro II”. Na ocasião, a mestranda compartilhou o andamento de sua pesquisa que faz parte do guarda-chuva da pesquisa CAPES-Print em que está inserido o LAEd.

Nívia Nóbrega em sua apresentação. No canto direito, Juliana Cock na mediação da mesa via Zoom.

Para todos os integrantes do LAEd, envolvidos na organização e nas apresentações, o Seminário é entendido como um evento fundamental na construção de pontes entre colegas do PPGE. A troca com docentes, orientadores, coordenadores e demais envolvidos no evento é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento pessoal e acadêmico.


É possível ler mais sobre o Seminário no relato publicado no site do Departamento de Educação da PUC-Rio.



Texto e publicação de Maria Eduarda Cunha



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page