I Seminário Nacional da REPME
- laedpucrio
- 20 de mar.
- 1 min de leitura
Nos dias 17 e 18 de março de 2025, a Rede Nacional em Pesquisa sobre a Militarização da Educação (REPME) realizou, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, o I Seminário Nacional da REPME, com o tema “A militarização da educação brasileira: é necessário desmilitarizar a escola”. O evento reuniu docentes de diferentes redes e níveis de ensino, pesquisadores(as) e ativistas para debater os impactos e desafios do processo de militarização das escolas no país.
Entre os congressistas, destacou-se a participação do doutorando Johnny Chaves de Oliveira (LAEd/PUC-Rio). Em sua comunicação, intitulada Burocracia de nível de rua e as representações sociais sobre as práticas e interações de duas escolas cívico-militares do Rio de Janeiro, ele apresentou seu referencial teórico e dados obtidos em entrevistas com gestores, militares, estudantes e familiares, contribuindo para o debate sobre as dinâmicas dessas instituições.
Johnny apresentou seu trabalho ao lado de Alexandre Marinho Pimenta (UnB), Jonas Araújo Pereira Júnior (UNIR/Semed Manaus) e Joselita Romualdo da Silva (UFPR/Seed-PR), todos membros da RePME.
O seminário consolidou-se como um espaço fundamental para o diálogo acadêmico e político sobre a militarização da educação no Brasil, fortalecendo a rede de pesquisadores e ativistas engajados no tema.

Texto de Johnny Chaves de Oliveira e publicação de Maria Eduarda Cunha
Comments