top of page
  • laedpucrio

Defesa de Dissertação de Mestado: Nívia Xavier Correia Nóbrega

A "laediana" Nívia Xavier Correia Nóbrega defendeu a Dissertação A Escolha da Escola: as estratégias familiares para acesso e permanência nas instituições escolares públicas de excelência - Colégio Pedro II  no dia 18 de abril de 2024.



O estudo, orientado pelas professoras Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio) e Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio), foi realizado no âmbito do Programa de Internacionalização da CAPES - o Capes Print - que se desenvolve no LAEd e conta com a participação de pesquisadores da França, do Chile e da Argentina.


Na foto com a banca e a orientação, da esquerda para a direita, estão Alicia, Nívia, Tânia (online), Karina e Naira.

O trabalho de Nívia investigou as motivações e as estratégias das famílias para a participação nos processos seletivos de acesso ao Pedro II, bem como ações para a garantia da permanência dos filhos no colégio. A banca, composta pelas professoras Tânia Resende (UFMG) e Karina Carrasqueira (GESQ/PUC-Rio), pontou a relevância do tema e incentivou a divulgação do trabalho em eventos científicos.



LAEd e GESQ reunidos na foto da esquerda para a direita: Willer, Karina, Alicia, Edson, Nívia, Maria Eduarda, Naira, Deisilucy e Johnny.


A dissertação estará disponível em breve na biblioteca digital da PUC-Rio.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page