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Apresentação em Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio


No dia 21 de setembro de 2022, Mila Barradas, estudante do curso de Pedagogia da PUC-Rio e bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) do LAEd, apresentou a pesquisa Justiça na Educação: uma análise das políticas de ações afirmativas em instituições de ensino da Educação Básica no XXX Seminário de IC/IT PUC-Rio 2022.


Esta pesquisa é um recorte do estudo Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica que se desenvolve no âmbito do LAEd, sob a coordenação das professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert.



Na apresentação, Mila destacou a escassez de estudos sobre as políticas de ações afirmativas voltadas para a Educação Básica e apresentou a estrutura de reserva de vagas prevista na lei de cotas – ação afirmativa mais conhecida no âmbito educacional.

Além disso, debateu os principais desafios que os pesquisadores do LAEd enfrentam na construção de um questionário que pretende produzir informações sobre o tema do preconceito e da discriminação na escola, uma vez que a pesquisa em desenvolvimento parte da hipótese de que as políticas de ações afirmativas adotadas nas instituições federais de Educação Básica levaram a uma maior heterogeneidade do perfil discente, gerando demandas por redistribuição das oportunidades educacionais e por reconhecimentos culturais.


O questionário está sendo construído de forma coletiva e em diálogo com pesquisadores de outros grupos de pesquisa do Departamento de Educação da PUC-Rio e tem previsão de ser pré-testado em novembro do ano corrente.


Postagem de Naira Muylaert

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