top of page
  • laedpucrio

ANPEd 2023: Painel temático com Juliana, Naira e Rosiléia + Minicurso com Juliana, Naira e Karina


Entre os dias 22 e 28 de outubro de 2023, representantes do LAEd participaram do GT14 – Sociologia da Educação da 41ª Reunião da Anped com apresentação das pesquisas que estão em desenvolvimento no âmbito do grupo de pesquisa e em parcerias com professores pesquisadores de outras instituições.


Três trabalhos apresentados estão vinculados à pesquisa CAPES-Print e abordam o tema das desigualdades, do preconceito e da discriminação na Educação Básica.


Um importante debate sobre o tema foi realizado no Painel Temático “Políticas afirmativas, expansão, territórios e trajetórias escolares na Educação Básica pública: os desafios da inclusão social”. Esse painel, proposto pela coordenadora da pesquisa Alicia Bonamino (PPGE/PUC-Rio e LAEd/PUC-Rio), contou com três painelistas:


Juliana, Naira e Rosiléia no Painel Temático

Juliana Nascimento Cock (LAEd/PUC-Rio e UFES) discutiu a geografia de oportunidades educacionais no trabalho intitulado Dimensão sócio-espacial das desigualdades educacionais: um estudo sobre a expansão territorial do Colégio Pedro II (RJ). A professora Naira Muylaert (PPGE/PUC-Rio e LAEd/PUC-Rio) discutiu as ações afirmativas de reserva de vagas no Colégio Pedro II, com o trabalho Reserva de vagas no Colégio Pedro II: da Educação Básica à Pós-Graduação e a pesquisadora Rosiléia Nierotka (LAEd/PUC-Rio e UFFS) abordou o tema da repetência no ensino médio, com o trabalho A repetência no Colégio Pedro II: um estudo exploratório.


Registro do Painel Temático

Além da discussão sobre a desigualdade de acesso ao Colégio Pedro II – uma instituição de ensino socialmente reconhecida como de excelência –, foi debatido no painel temático o tema das relações entre desigualdades nas trajetórias escolares e as características sociais e raciais dos estudantes.


Outra atividade vinculada à pesquisa Capes-Print que ocorreu na 41ª Reunião da ANPEd foi o minicurso “Introdução ao uso de dados espaciais na pesquisa em Educação”, proposto por Juliana Nascimento Cock (LAEd/PUC-Rio e UFES), Naira Muylaert (PPGE/PUC-Rio e LAEd/PUC-Rio) e Karina Carrasqueira (GESq/PUC-Rio e UFRJ). Numa perspectiva interdisciplinar, transitando entre a Sociologia da Educação, a Sociologia Urbana e a Geografia, a proposta do minicurso objetivou discutir as contribuições do uso de dados espaciais para as pesquisas em Educação. Foi debatido o Sistema de Informação Geográfica/Geographic Information System (SIG/GIS), as funcionalidades básicas dos repositórios de dados e a leitura e análise de mapas e de dados espaciais. 


Já noticiadas aqui em nosso site, também houve duas outras apresentações de trabalhos:




Texto de Naira Muylaert

Publicação de Maria Eduarda Cunha


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page